6. Educação infantil

6. Educação infantil

A educação da criança pequena, desde seu nascimento, é um direito assegurado constitucionalmente e, por ser prioridade dos municípios, compete aos(as) vereadores(as) e prefeitos(as) construírem os mecanismos necessários para assegurar a expansão e melhoria da qualidade da oferta.

A aplicação dos recursos do FUNDEB na Educação Infantil exigirá atenção e compromisso das Câmaras de Vereadores(as) e dos(as) prefeitos(as).

As condições básicas de funcionamento das instituições públicas e privadas, devem ser asseguradas por meio de controle social exercido pelos conselhos municipais de educação.

Outras Organizações:

FÓRUM MINEIRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

https://fmeiestadualmg.blogspot.com/

O FMEI foi criado em 1998 por setores da sociedade civil, organismos governamentais e não governamentais, conselhos e outros agentes sociais que reconheceram a importância de se constituir um espaço de mobilização, de veiculação de informações e de reivindicação no qual pudessem protagonizar políticas comprometidas com a infância e seu direito à educação de qualidade. São três frentes de ação: Mobilização, Informação e Formação.

MOVIMENTO INTERFÓRUNS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO BRASIL 

https://www.mieib.org.br/tag/fmei/

MIEIB é composto por 26 Fóruns Estaduais e 1 Fórum Distrital que definem, à luz de sua carta de princípios, as pautas nacionais e as pautas específicas dos estados e municípios. Ao longo dos anos, tem se consolidado como ator político estratégico no debate sobre a educação infantil, o que o torna referência nos debates sobre o atendimento educacional para crianças de 0 até 6 anos.

LIVES e DEBATES:

XII Encontro Ampliado do Fórum Mineiro de Educação Infantil.

CANAL: Ufla Dired

Tema: Diálogos sobre as dimensões éticas, políticas e estéticas da Educação Infantil em tempos de pandemia

Cláudia Maria Ribeiro: Profa. titular aposentada DED/UFLA. Integrante do Colegiado do FMEI e Coordenadora do Comitê Gestor do FSMEI; Sandro Vinicius Sales dos Santos: Integrante do Comitê Diretivo do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil – Mieib e Rita Coelho: pesquisadora do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora/MG (CAED/UFJF). Foi coordenadora da Educação Infantil no MEC. Integrante do Mieib Mediadora: Carolina Faria Alvarenga – Profa. DED/UFLA

Diálogos sobre as dimensões éticas, políticas e estéticas da Educação em tempo de pandemia. XII Encontro Ampliado do Fórum Mineiro de Educação Infantil – Encontro de Abertura.

https://www.youtube.com/watch?v=6RL1ZOOpsSg

FAPEI – Fórum do Agreste Paraibano de Educação Infantil – Crianças de 0 a 3 anos na Educação Infantil: acesso, permanência e currículo na pandemia – Fórum do Agreste Pernambucano de Educação Infantil.

https://www.youtube.com/watch?v=5HoeHFLxH0U

XII Encontro Ampliado do Fórum Mineiro de Educação Infantil – 2º encontro.

Direitos das crianças a Educação Infantil de qualidade: é possível propor um retorno às atividades neste contexto de pandemia no Brasil? XII Encontro Ampliado do Fórum Mineiro de Educação Infantil – 2o Encontro