
Principalmente quando o município possui uma instituição de ensino superior, é muito importante haver uma articulação de apoio mútuo entre os diferentes níveis de escolaridade.
É preciso o município e as universidades estabelecerem programas de visitas, de formação inicial e continuada dos profissionais do ensino básico.
É preciso o envolvimento do ensino básico nas pesquisas das instituições de ensino superior para a realização de estudos e pesquisas conjuntas.
Articular a educação básica com a superior
A Educação em nosso Estado envolve crianças, adolescentes, jovens e adultos. Formar profissionais para essa formação é uma tarefa de universidades e da escola básica.
Estes dois espaços compartilham a formação de novos profissionais para a educação, desenvolvendo as instituições teóricas e práticas necessárias para a atuação profissional.
A prática de professores é muito complexa, porque envolve conhecimentos científicos, metodologias de ensino, desenvolvimento de capacidades para relacionar com alunos, pais, comunidade e profissionais da escola, além de ter de estar sempre se atualizando. A formação é contínua, inicia quando ainda são alunos, se qualifica na licenciatura e continua por toda a vida profissional, cada dia com novos desafios e sempre aprendendo.
A universidade e a escola precisam estar juntas, formando grupos de professores e licenciandos, com estudos e ações conjuntas, fazendo pesquisas, promovendo articulação teoria e prática.
Nosso Estado possui muitas instituições de formação de professores, públicas e também particulares, visando atender a toda a demanda existente. Mesmo os municípios que não possuem uma Instituição formadora local, podem acessar alguma mais perto, podendo isto ser facilitado pelo poder público local.
Para saber mais:
Secretaria Estadual Educação MG
Conselho Estadual de Educação
Escola de Formação SEE MG
Mestrado Profissional Educação UFMG
Ministério Educação-MG
Universidade do Estado de Minas Gerais
Lista de Instituições de Ensino Superior de Minas Gerais